As ideias e opiniões expressas no blog são de total responsabilidade de seus autores.

domingo, 23 de maio de 2010

Essa é a nossa seleção?

Estava pensando sobre o que escrever e estava lendo os jornais on line para “encontrar” a inspiração ou receber o “click” com o assunto. Pois enquanto eu olhava as matérias dos jornais recebi o tal click quando passava os olhos sobre os assunto referentes a seleção brasileira de futebol que está se preparando para a disputa da Copa do Mundo da África do Sul.


Dentre esse tema vários assuntos poderiam ser abordados, mas preferi uma que soará como critica para alguns. A falta de identidade das últimas seleções com o povo brasileiro. E quando digo povo não são as classes C e D, ditas populares, mas o povo como um todo.


Lembro-me do tempo em que eu era um menino e nessa época, ou melhor, uns dois, três meses antes da Copa do mundo as ruas, os muros, as casas das cidades estavam todas enfeitadas de verde-amarelo e logo identificávamos que a Copa do Mundo estava se aproximando. Atualmente a gente só sabe que está perto do torneio por que a mídia fica bombardeando-nos com informações sobre a competição. Mas será que ainda temos aquela identificação com a seleção nacional?


Pois bem, vejamos, quantos jogadores desta seleção jogam no futebol brasileiro? Alias, desta só não. Há quanto tempo temos jogadores do futebol brasileiro na seleção brasileira? Creio que a última vez foi na Copa do México em 1986 onde boa parte dos “selecionados” eram “brasileiros”. Porem alguns dirão: Ah, mas se a maioria dos craques estão fora do país é justo que tenhamos poucos convocados que atuem por aqui. Ok, mas será que todos os convocados são titulares nos seus clubes de origem? Não! Será que os melhores jogadores do Brasil estão realmente jogando fora do país? Também não. Partamos então para uma outra questão: Quantos jogos a seleção fez no último ano? E quantos desses jogos foram no Brasil?


Então o “técnico” faz a sua convocação para a Copa e é marcada para o dia 20 de maio a apresentação da seleção e início dos preparativos para o torneio. O povo fica na imensa expectativa de rever a sua seleção, rever os craques do Brasil. Muitos vão até o aeroporto para recepcionar a seleção, sabem que o avião acaba de pousar, ficam ansiosos na área de desembarque e... nada de jogadores. A seleção desembarca do avião e, na pista mesmo, embarca no ônibus que iria levá-la para a concentração. Enquanto muitos brasileiros esperavam por ela no saguão do aeroporto a seleção sai pelas portas dos fundos. Nem se preocupando com os torcedores que estavam lá para recepcioná-la.


Após esses atos de desrespeito pelos torcedores brasileiros será que dá pra querer que o povo abrace essa seleção? Sinceramente não. Todavia como somos um povo apaixonado por futebol e, consequentemente, pela seleção brasileira iremos torcer com muita força para que esse time conquiste o mundo mais uma vez. Afinal somos brasileiros e mesmo discordando dos convocados e do técnico queremos outra vez gritar que somos campeões mundiais de futebol!


Tonni Nascimento


Nenhum comentário: