As ideias e opiniões expressas no blog são de total responsabilidade de seus autores.

terça-feira, 29 de maio de 2007

Um papelzinho e nada mais

Era final da tarde de sexta-feira quando o celular tocou.
Era justamente a chamada de emprego que esperava há semanas.
As informações foram precisas:Segunda-feira, 9 horas na Avenida...
Percebi que não registraria tudo o que ela ia dizer e acabaria confundindo-me.

- E se eu for para o endereço errado?!

Solicitei um minutinho. Precisava achar papel e caneta na minha bolsa.
Seria fácil, se não fosse uma bolsa de mulher,
Se o ônibus não estivesse lotado
E eu não estivesse em pé.

Revirei tudo e nada.
Achei um saquinho vazio de amendoim,
Três cartões telefônicos sem crédito,
Um potinho pela metade de Tic-tac,
Um casaquinho para os dias de frio,
Mais alguns Tic-tacs cinzas soltos
Cinzas?! Mas eles eram brancos!
Um guarda-chuva, que nos dias de sol chamo de sombrinha,
Mais um celular,
Alguns papéis de bala de amendoim.

- Ah! Está explicado o monte de formiga que andou circulando por aqui.

Tinha também a bolsinha pesada de moedas,

Uma tesourinha sem ponta de criança,
Um canudo amassado do Mc Donald.
O cheque para eu pagar o ballet da Julinha.

- Ah, enfim uma caneta!
Está mais fácil agora.
Em questão de segundos acharei o papel.
Revira daqui, procura dali,
Bolsa de mulher tem mais porta-tranqueira
Do que painéis multiuso de carro moderno.
Um canivete suíço ficaria com ciúmes
Tamanha a quantidade de abre-e-fecha das bolsas atuais.

- Ah! Não é a toa que tenho sentido dor nas costas...

Lembrei-me de que a secretária esperava na linha.

Pedi mais um minutinho e continuei a procurar.
O DVD do show do Leoni que a Patrícia me emprestou
E esqueci de devolver.

Uma lapiseira sem grafite,
Minha nécessaire.
Resolvi abri-la,
Poderia no meio dos três batons,
Espelhinho,
Blush,
Escova e pasta de dente,
Meu desodorante sem cheiro,

Uma caixa de Cotonete,
Lápis de olho,
Apontador duplo,
Filtro solar,
Band-aid,
Gloss,
Rimel,
Creme para as mãos,
Lencinhos umedecidos
E vidrinho de perfume
Ter um,

Umzinho apenas.
Só um papelzinho.

- Nada!


Achei também um absorvente fino longo noturno (que quando mais preciso nunca está no local),
Um guardanapo amassado sujo de molho catchup,
Um CD com a cópia do trabalho de psicologia da faculdade,
Um pente imenso de madeira com dentes largos,
As chaves da casa,
Meu crachá do cursinho de inglês,
Uma cartela de paracetamol,

Um chaveiro com dadinho de borracha da loja de 1,99,
Meu cartão vencido da Leader,
A carterinha de estudante
Minha calculadora barata com a tecla zero com defeito,
Um imã de geladeira que ganhei no chá de panela da Sueli,
Meu MP3.

- Ih! Ele está aqui! Estou procurando há tanto tempo.
Bem que Paulinho jurou que não estava com ele!
Acho que vou ter que pedir desculpas!


Meu Riocard,
Uma camisi... deixa pra lá!
Mais algumas moedinhas soltas,
Um sache de mostarda,
Mostarda...
mostarda lembra catchup!
Isso!Peraí, peraí, volta!
Um guardanapo amassado sujo de molho catchup?!
Ótimo! Perfeito!
Era tudo do que precisava:Um pedacinho de papel.

Cadê você? Cadê você?
Tic-tac,
Tesoura,
Cadê você?
Guarda-chuva.
Você estava aqui agorinha mesmo!
Canudo,
Crachá,
MP3,
Tic-tac cinza,

Riocard.
Não! Tesoura de novo, não!

Casaquinho...
Achei!
Voltei-me ao telefone.
Me apoiei para não cair na curva.
Desamassei o guardanapo, tirei a tampa da caneta e falei:- Segunda-feira, 9 horas, Avenida... Droga, droga! A caneta não funciona! Tuuuuuuuuuuum...

- Nossa! Que mulher impaciente! Não sei por que ela desligou!

Alcione Koritzky

3 comentários:

Bruno F. disse...

Ótimo texto! Não era exatamente isso que eu ia escrever, mas se tivesse registrado em um pedacinho de papel não teria esquecido.

Abraços!

Carla Luz disse...

Na minha bolsa você ainda encontra uma caneta com a cara de um faraó egípcio, remédio para desentupir nariz, um livro, quem sabe até uma meia? Uma só!
Adorei o texto.... parece tão familiar....

PS: Depois do texto do fusquinha, fico catando fusquinhas o tempo todo!!!!! E dei pra contar Brasílias também!!

Anônimo disse...

Alcione... cada vez melhor, hein? Meninas uma dica: quanto menor a bolsa, menos tralha! ;)
Beijocas.