As ideias e opiniões expressas no blog são de total responsabilidade de seus autores.

terça-feira, 21 de agosto de 2007

Divagações sobre a Saudade.

Ouvi a Marisa Monte cantando, na minha cabeça, “Tô com sintoma de saudade, tô pensando em você” desde a hora em que me levantei da cama. Aí fiquei pensando, o que realmente quer dizer saudade?

Se fizesse essa pergunta pra alguém, rapidamente me responderiam “é a falta de alguma coisa que um dia vivemos e que hoje não temos mais”.

Mas será que é só isso mesmo? Será que saudade é só vontade de ter de volta aquilo que perdemos? Às vezes, penso que não.

Quando pensei nisso, na mesma hora me veio à cabeça o Renato cantando “Essa saudade que eu sinto de tudo que eu ainda não vi”... Então, fiquei pensando em quantas vezes a vida me parece vazia e pensei “Será que nesses momentos também não sentimos saudades? Saudades de algo que ainda não vivemos?”

Parece loucura, mas acho que é isso mesmo que acontece. Quando nós dá aquela sensação de vazio, sentimos falta de alguma coisa, que pode ser algo que já tivemos ou algo que sempre sonhamos em ter e ainda não nos foi dada essa oportunidade. Não seria isso um tipo saudade?

Num surto de loucura, acho que poderia dizer que esse é o único tipo de saudade que temos. Afinal, quando lembramos de alguém não pensamos nas tantas coisas que poderíamos fazer juntos? Nas coisas que poderíamos ter vivido juntos e não vivemos? Pensamos em como seria bom estar com aquela pessoa, passear ao lado dela, vê-la sorrindo, mesmo que isso nunca tenha acontecido.

Assim chego a acreditar, e porque não afirmar, que saudade é vontade de mudar, é querer ter algo diferente do que vivemos hoje, é imaginar como seria bom se a vida não fosse exatamente como é.

SAUDADE É, ANTES DE TUDO, SONHO!

Josiane Vieira

Nenhum comentário: