As ideias e opiniões expressas no blog são de total responsabilidade de seus autores.

sexta-feira, 17 de abril de 2009

A arte de se livrar de hábitos negativos

Ou a arte de adquirir hábitos positivos



O bom filho a casa retorna. É assim mesmo? Bem, vocês entenderam. O contexto do meu regresso ao blog me fez pensar na questão dos hábitos em nossas vidas. Ah, e embora eu use a palavrinha “arte”, este texto não é um manual e está longe de ser. Permito-me apenas fazer algumas considerações a respeito, pois, com todo respeito: ninguém tem receita de bolo para nada nesta vida!!!

Porém, nada nos impede de dividir experiências e impressões, não é mesmo? Então, vamos ao que interessa:

Como boa estudante de Jornalismo que sou tenho o dever de praticar a arte (olha ela aqui de novo) de escrever. E, nossa, tenho um longo caminho pela frente. Durante estes 3 anos de faculdade, pude observar que muitos colegas usam os blogs como forma de exercitar o texto jornalístico e, consequentemente, ter visibilidade no mercado.

Me espanta a facilidade com a qual escrevem . Alguns alimentam 3, 4 blogs. Haja cabeça para isso. Comigo nunca foi assim. Eu apanho para redigir qualquer coisa. Será que estou na profissão errada?

Não é bem assim. A minha experiência em provas, em seleções de estágio e no último estágio que tive mostrou que tenho agilidade. O problema é quando a coisa tem que partir de mim. Gosto de escrever e me empenho para que seja bonitinho. Mas, assim do nada? Muito difícil. É o tipo de coisa que para virar um habito vai custar muito. Muito trabalho, dedicação e tempo.

Porém, se não dermos o primeiro passo, não chegamos a lugar algum. Há pessoas que acreditam que é preciso olhar bem no fundo e ver o que há de errado para consertar (hábitos negativos) e há os que acham que o foco deve estar no que queremos desenvolver, melhorar, adquirir (hábitos positivos) porque com isso os hábitos negativos somem, são esquecidos, atrofiam.

Acho que não há necessariamente uma relação de causa e efeito aí. Temos que trabalhar com todo afinco nas duas frentes! E como é difícil. Quantas vezes a gente não desiste, não esquece e deixa passar a oportunidade da prática? Vontade, temos, mas somos arrastados por um turbilhão de coisas...

Isso acontece muito com um tipo de personalidade (me incluo no quadro) chamado de ENTUSIASTA. Entusiasta é o individuo propenso ao entusiasmo que, no caso, vem a ser “Força, veemência; transporte, arrebatamento. Paixão viva; inspiração.” O problema todo é esse: Nos enchemos de força, de gás e usamos tudo de uma vez só. Depois a coisa esfria...

E o que fazer? Sinceramente, ainda estou por descobrir. Mas estou aqui tentando. Se alguém tiver algo para dividir a respeito, aceito sugestões.

3 comentários:

Tonni Nascimento disse...

Bom.. Espero que esse seu retorno ao Pontos de vista não seja apenas fogo de palha (um sinônimo bem popular para entusiasmo, rs) e que, de certo modo, lhe auxilie na carreira que escolheu.

Beijos deste amigo e escritor amador.

Sê bem vinda!

Anônimo disse...

Compre uma torneirinha. Assim você controla a saída de gás. Deu certo comigo ^^

Anônimo disse...

Best Videoslots for iOS - Videoslots.cc
Videoslots.cc, the video slots app for iPad, iPhone, Android, iPad & iPhone. Get free video slots with our videoslots.cc game collection. youtube mp3