As ideias e opiniões expressas no blog são de total responsabilidade de seus autores.

sábado, 14 de julho de 2007

Viva essa energia!

Esse é o tema dos XV Jogos Pan-americanos, mas não iremos falar sobre os jogos. Pelo ao menos não diretamente. Vamos tentar falar sobre o que eles trarão de bom para a nossa cidade, nosso país e para o nosso povo.

Estamos vivendo uma onda de boas vibrações na nossa cidade por causa desse evento esportivo que o Rio de Janeiro está sediando. Moços, crianças e idosos estão em clima de festa e descontração. É como se estivéssemos em um carnaval ou reveillon fora de época, pois toda a cidade esta respirando, ou pelo ao menos tentando respirar, esse clima festivo que se nos apresenta.

Mas o que achamos desse tema? O que será que a organização pensou quando decidiu que seria esse o tom da nossa festa?

É bem interessante essa escolha, até por que se formos levar em conta ela veio em excelente hora, quase que por coincidência. É bom também lembrar que o tema foi definido há bastante tempo atrás, quando começou a pensar na cerimônia de abertura. Entretanto parecia que eles, os organizadores, estavam adivinhando o que estaria acontecendo com a nossa cidade.

Não é segredo para ninguém que nossa cidade, como todo o país, está passando por um momento bastante crítico no quesito segurança e, que por causa disso, a maioria ou boa parte da população tem andado apreensiva e até receosa em sair dos seus lares, de buscar o convívio com os outros. Fazendo com que alguns dos atributos do nosso povo, a espontaneidade e a alegria, sejam menos vistos no momento.

Mas como se por encanto as coisas começaram a mudar. Começamos a sentir e viver o clima do Pan. Essa energia mais do que positiva vindo de todos os lados e fazendo com que nosso povo lembrasse que somos um povo alegre, festivo e que menos que tudo a nossa volta pareça ruim sempre damos um jeito e revertemos o quadro de forma que isso não atrapalhe a nossa vida.

Que energia é essa? É a energia da comunhão de idéias, de sentimentos, a troca da desconfiança pela certeza de que o amanhã será melhor. Essa energia maravilhosa que só quem vive nessa cidade que foi abençoada de todas as formas pode sentir. Essa energia que sentimos quando estamos caminhando à beira da praia sentindo o gosto da maresia, a refrescante sensação de caminhar por entre os nossos jardins ou florestas ou a energia que vem desse povo que está sempre com um sorriso no rosto e disposto a dividir com quem aqui chega essa sensação maravilhosa de viver numa cidade que é uma verdadeira obra de arte de Deus.

Que possamos viver essa energia, não apenas nessas épocas de festas. Carnaval, reveillon ou agora o Pan-americano. Que tenhamos vontade para fazer com os outros dias do ano sejam tão belos como os dias de festa. Que essa troca deliciosa de energias positivas possa continuar ad infinitun.

Que não só a realização dos Jogos Pan americanos e a eleição do Cristo Redentor como uma das sete maravilhas do mundo moderno, sejam motivos de festa, mas o fato de sermos seres humanos, de termos um divino presente em nossas mãos que é a dádiva de viver nessa cidade tão bela. Que a cada dia quando acordarmos pela manhã possamos lembrar de agradecer pelo simples fato de estar vivo e viver esse dia como se fosse o último, tornando-o útil e dividindo com alguém essa dádiva. Que lembremos de dar bom dia para quem cruzar o nosso caminho, agradecer pelos favores que nos forem feitos, ser gentil com o um estranho, entre milhares de outras coisas que podemos fazer. Para que no fim do dia, quando deitarmos a cabeça no travesseiro possamos dizer: hoje eu vivi essa energia maravilhosa de fazer o outro um pouco mais feliz dividindo com ele a minha alegria de ser carioca e viver na Cidade Maravilhosa.

Que essa onda de boas vibrações e energias positivas que pousam agora sobre a nossa cidade possam servir de estímulo e alavanca para que comecemos a viver realmente com mais respeito e amor. Que vivamos essa energia!

Tonni Nascimento

Nenhum comentário: