As ideias e opiniões expressas no blog são de total responsabilidade de seus autores.

sábado, 8 de setembro de 2007

O Palavrão

Antes de entrar diretamente no assunto escolhido, peço desculpas, desde já, pelos palavrões que escreverei aqui, mas é por uma "boa" causa (eu acho...).

Quantos palavrões você conhece? Vários, com certeza. Dos mais simples (será que posso dizer que um palavrão é simples?) aos mais sonoros . Os palavrões apareceram na minha vida com os "Mamonas Assassinas", mas eu era tão inocente que escutava as músicas, cantava e não me dava conta de que estava falando palavrões. Acho que no início, todos éramos inocentes. Éramos.

Depois vem a fase "eu só falo palavrão em piadas" (eu confesso: eu sempre falo isso). A nossa necessidade de se expressar com essas palavras é descarregada contando piadas de loiras, bicha (desculpe a palavra), papagaio, português... Usamos essa desculpa da piada para não sermos taxados de desbocados. Às vezes, funciona.

Outra coisa que você percebe são aquelas pessoas que falam palavrão com tanta naturalidade que chega a assustar. Vou exemplificar para vocês entenderem, sente a sutileza. De repente, alguém grita:"Vem cá, buceta!". É de assustar, mas a pessoa só queria dizer:"Querida, você poderia vir aqui, por favor?". Deu pra entender, né?

Outro dia eu andei "filosofando" com a minha mãe sobre os palavrões, vê se você já pensou sobre isso. Fiquei pensando sobre a sonoridade dos palavrões e me deparei com características realmente interessantes. Vamos começar com os mais famosos. "Merda" já não é mais considerado palavrão hoje em dia (só se for na casa de vocês, porque na minha ainda é e ai de mim se ficar falando muito essa palavra), perdeu toda força e impacto que lhe eram característico na época do Império, quando não havia esgoto e na necessidade de se livrar do resíduo fecal logo gritavam "vai a merda!". O melhor mesmo era não estar perto da janela que se jogava a merda alheia para não ser atingido.

O "puta que pariu" ou "a puta que te pariu" ainda são considerados palavrões dos bons. Mas a força dessa expressão ilustrativa dos sentimentos, está no puta, é no puta que colocamos toda a raiva e frustração com a mãe do nosso semelhante para feri-lo em seu âmago sentimental. Já o "vai tomar no cu" é realmente forte e não é qualquer um que fala assim em público. A força dessa expressão está na palavra cu. Pequena e pesada. Você pode até dizer que não diz esse palavrão, mas que você, às vezes, pensa, pensa sim.

Mas o palavrão mais gostoso de se falar é "caralho". Com certeza alguém já falou essa palavrinha perto de você e tenho quase certeza que foi em alto e bom som, assim: "CAA-RAA-LHOO!!". É um palavrão totalmente sonoro, todas as sílabas são muito bem articuladas para que não haja nenhuma ambigüidade ao ouvinte. Sei que você já escutou, falou, pensou ou vai falar algum dia um palavrão desses, é só esperar a hora da topada do pé na quina da mesa, na hora daquela dorzinha de ver estrelas. Nessa hora você vai ter uma imensa vontade de falar um palavrão, nem que seja um pequenino.

Se você não gostou do que eu escrevi, não ligue, eu não vou falar nenhum palavrão, esse texto já tem muitos. Pegue qualquer um, o que mais lhe agradar, e faça bom proveito.

2 comentários:

Anônimo disse...

vc não tem oque fazer e é um troxa um criança que ve isso............
ao em vez de ensinar vc prejudica se manca

Anônimo disse...

vc não tem oque fazer e é um troxa um criança que ve isso............
ao em vez de ensinar vc prejudica se manca