As ideias e opiniões expressas no blog são de total responsabilidade de seus autores.

domingo, 9 de setembro de 2007

Você Pensa Que Pensar É Fácil?

Várias coisas que aconteceram nessas duas últimas semanas me fizeram pensar nas sutilezas da arte de pensar e, sendo esse um local para reflexões, achei que seria interessante falar um pouco das idéias que encontrei e das conclusões a que cheguei.

Faz parte de ser humano o dom de pensar. Todos nós estamos pensando a todo o momento. Pensamos no que temos para fazer, no que já fizemos, no que vemos, nas memórias que a visão nos desperta... Mas existe uma forma de pensar que nem todo ser humano exercita: o pensar criticamente. Apesar disso, apenas o pensamento crítico pode libertar o ser humano da prisão da mesmice.

O pensamento crítico surge quando questionamos o primeiro pensamento espontâneo. É quando o pensamento se dobra sobre si mesmo, checando sua própria validade, que a verdade começa a surgir. Quando questionamos, deixamos de ser imitadores de idéias e repetidores de citações para nos tornarmos donos de nossos destinos e formadores de opinião. É a liberdade plena que só pode ser alcançada quando surge a vontade genuína de se fazer as perguntas certas.

O que me espanta é como esse pensamento crítico é a exceção e não a regra. Para isso só consigo encontrar duas explicações: comodismo ou medo.

O comodismo é fácil de entender. É tão mais fácil ser apenas mais um copiando o que todo mundo faz e seguir a maré sem tentar outras rotas que as pessoas simplesmente se recostam e deixam a corrente levá-las.

O medo, que às vezes se confunde com o comodismo, é um pouco mais difícil de se compreender. É o medo de questionar o comportamento da turma e, por causa disso, ser banido. É o medo de enlouquecer quando o questionamento mostra que coisas que pareciam tão certas, tão sólidas e que serviam de base para a existência se desfazem mais rápido que castelos de areia frente a certas perguntas. Exagero? Acho que não. Se duvidar (e tiver coragem) pense um pouco acerca das perguntas abaixo:


  • Se existe um salário mínimo para garantir que a população tenha um padrão de vida minimamente (em teoria) digno, porque não existe um salário máximo que impeça que a renda se distribua de maneira tão desigual?
  • Se, quando atraso o pagamento de uma conta, o banco me cobra juros que aumentam o valor a ser pago, porque, ao pagar uma conta antes de seu vencimento, não posso cobrar juros ao banco, reduzindo o valor a ser pago?
  • Tostines é fresquinho porque vende mais ou vende mais porque é fresquinho?


Eu, questionar essas verdades universais que o mundo reproduz a tantos e tantos anos? Tá louco! Melhor ficar quietinho na minha concha assistindo TV.
E o medo nos impede de seguir em frente. Triste, mas acabamos prisioneiros numa cela sem paredes e a céu aberto, sem provar verdadeiramente da liberdade que nos cerca.

Por isso, recomendo a você que questione e coloque os miolos para malhar. Se enlouquecermos, que seja na liberdade plena, onde nenhuma idéia vive se não tiver uma boa justificativa para isso.

Um comentário:

Anônimo disse...

Questionar sim, copiar? As vezes...

Modelos são necessários... modelos de sociedade, de ética, de luta. Mas nenhum modelo alcança sempre a perfeição, se é que essa existe como a "imaginamos".

Se a realidade é apenas uma percepção, não um saber. Porque também não questionar modelos?

Jesus agiu certo em tudo o que fez?
Gandhi é mesmo um exemplo a seguir?
O Diabo existe?
Deus não seria A grande invenção humana?
Bin Laden é tão ruim quanto o mostram?
Bush é mesmo o bonzinho que quer erradicar o terrorismo da Terra, ou um Terrorista que não suporta concorrência?

É preciso cuidado, também... apenas questionar não significa pensar criticamente. Pensar criticamente é além de formular perguntas sobre si mesmo e o mundo no qual se está inserido, buscar respostas, soluções e até mesmo perguntas mais profundas...

"Porque fico irritado quando alguém fala mais alto?"
"O que me leva sempre a vivenciar situações repetidas, que apesar de reconhecer que não me fazem bem, ainda as busco para mim?"

Também não adianta pensar criticamente para se tornar carrasco de si mesmo. "Oh... como sou ruim...". Pensar criticamente, nos leva por um caminho sem volta: o de agir de acordo com nossa própria consciência.

Pode não ser o certo dos outros pontos de vista, mas quem age de acordo com o que pensa (verdadeiramente) tem muito mais chance de se ver feliz e pleno, que aqueles que fazem o que os outros fazem só por parecer mais correto e aceitável.

E mais alguns questionamentos ao autor do post:

1 - "Você pensa que pensar é fácil?" - É uma pergunta sua? Acho que já ouvi isso antes...

2 - "Aonde está você agora além de aqui, dentro de mim?"***

E a todos os outros que nos lêem, creiam, quase enlouquecemos nesta semana de ler o mundo criticamente, mas tem sido uma experiência fantástica.

Analise, critique, quem sabe você não descobre (mas precisa de fundamento, hein?) que tudo o que dizemos aqui é a maior besteira do mundo...

Beijo grande!

*** Trecho de uma música do Legião.