As ideias e opiniões expressas no blog são de total responsabilidade de seus autores.

sábado, 5 de maio de 2007

Blog - Por que tenho um?

Oi, pessoal!

Que maneira de começar! Usando um blog pra falar de blogs!
Eu estive lendo o post anterior, que clareou a minha mente sobre como surgiram os blogs, e, de repente, me veio essa pergunta: "Agora que já sei a história do blog, por que eu tenho um?".
Parece algo meio bobo, mas é uma pergunta que todos nós, blogueiros de plantão, devemos fazer a nós mesmos: por que temos um blog?

Quando eu entrei para o mundo virtual, resolvi fazer um blog. Mas nunca havia parado pra pensar no porquê de ter um. Tive um diário eletrônio porque todo mundo tinha; eu fui uma "Maria vai com as outras", eu confesso. Por muito tempo eu não passei de uma macaca de imitação dos outros, sabe? Eu não tinha motivo e mesmo assim tinha um blog. Mas as coisas se modificam com o tempo.

Eu sou curiosíssima em relação à blogs, sites, tudo que é virtual. E nessa minha curiosidade sem tamanho, eu já encontrei de tudo na internet: blog de humor, blog de poesia (ei! eu tenho um blog assim!), blog de fofoca da escola, blog pra fazer propaganda, blog sobre emagrecimento, blog pra arrumar namorado, blog pra vender camiseta, blog pra mostrar figuras, blog pra vestibular... ufa! São tantos os gêneros que eu até me perco! Blogs muito interessantes, que valem a pena dar uma olhadinha (opa! é proibido fazer propaganda nesse blog?) e com diferentes motivos para estar no ar.

Mas o que se faz num blog? Pra mim, não é exatamente um diário; porque o objetivo principal do diário é uma leitura única, só nossa; é o lugar para colocarmos textos que não serão lidos por ninguém, pelo menos, enquanto estivermos vivos! O blog tem um quê de exposição, entende? Você não coloca um texto lá pra não ser lido e comentado. Tudo o que você coloca no blog deve ser lido. E eu vou mais além, quando você coloca algum texto no seu blog, você fica se mordendo de vontade de que alguém comente, nem que seja mal!

Quem tem um blog (como eu!), tem a necessidade de expor-se . Quando a gente coloca um texto no blog, tem uma necessidade psicológica de expor algo, uma maneira de colocar pra fora, de extravasar. E, quando a gente não aguenta esperar por um comentário, é a nossa maneira de dizer que precisamos de atenção, de sermos aceitos pelos outros. Muitas vezes, é através desses textos, que revelamos quem realmente somos, o que realmente pensamos e gostamos. Através do blog, muitas das nossas máscaras, a gente deixa do lado do mouse pra escrever. Não estou falando só de você, estou falando, principalmente, de mim.

Pra mim, o blog é o palco. A gente pode ser quem a gente necessita e quer ser. É a diversão e também o tratamento. O meu blog já se tornou uma necessidade pra mim. Já não dá mais pra ficar sem colocar minhas poesias, não dá mais pra não receber comentários. É a minha necessidade de expor e ser aceito.

É algo muito bom. Se você não tem um blog e acha que necessita de um, vá em frente!

Carla Luz

Um comentário:

Anônimo disse...

Querida Carlinha... cada um tem mesmo seus motivos pessoais para ter um blog. Eu o fiz, particularmente, para poder mostrar a uma pessoa muito especial minha forma de pensar e interagir com o mundo, já que nosso contato foi inicialmente virtual...

Mas, com o passar do tempo... comecei a faze-lo por prazer, por querer partilhar idéias, fotos, músicas... do jeito que faço no olhos nos olhos, desejei faze-lo de forma virtual...

Pra mim, que sou fissurada pelo ser humano, é mais um meio de me entender e entender os outros... Onde isso vai dar? Não sei...

Mas... pra quem gosta de expôr idéias, é receptivo a críticas... vale mesmo.

Enfim... é um prazer estar aqui!

Beijocas...