As ideias e opiniões expressas no blog são de total responsabilidade de seus autores.

domingo, 27 de maio de 2007

SPC - Sete Pecados Capitais

Hoje me deu uma vontade de falar sobre os pecados...

Gula - "comer de olho grande", isto é, comer mais do que o necessário, desejo incontrolável por comida. Sempre lembro do meu pai falando "olho grande não entra na China".

A gula é algo extremamente complicado. Eu sofro desse mal (dá pra ver pela minha força esférica!! Do meu corpinho violão. Vilão celo!!!!!), confesso. Todo gordinho sofre desse mal chamado gula. A gente aprende desde criança o prazer de comer. Isso começa na fase de bebê, é só chorar que a criança ganha uma mamadeira, chora e ganha um biscoitinho. A criança gordinha é sempre linda, fofinha e gostosa.... mas, provavelmente, será um adulto obeso e com uma dificuldade enorme de ser saudável. Por favor, pais e mães, não vamos transformar os nossos filhotes em filhotes de baleia; a criança ser gordinha é algo lindo, mas nem sempre algo saudável.

Avareza - apego excessivo aos bens materiais. "...o avarento prefere os bens materiais do que o convívio com Deus".

Ô avarentos do meu Brasil, cuidado! Só tenho uma frase pra dizer pra vocês: o que realmente nos pertence é aquilo que podemos carregar num naufrágio. O restante não é realmente nosso, é temporariamente nosso. Ai! Estou tentando me livrar nas minhas paixões pelos meus livros e pelo meu relógio... eles não sobreviverão a um naufrágio!!!

Preguiça - "ai! Que preguiça" diria Macunaíma. "Preguiça é a inatividade de uma pessoa, aversão a qualquer tipo de trabalho ou esforço físico."

Uma vez ou outra é bom uma preguicinha, mas toda hora não. Sei que provavelmente você me dirá: se não houvesse preguiça o homem não teria inventado a roda. Não é bem verdade. A roda só foi inventada para agilizar e não para ser continuadora da preguiça. Vamos deixar a nossa preguiça só pra época das férias que é o lugar dela. Fora isso, vamos nos mexer! Fazer alguma coisa pra agradar a Deus! Ou trabalho remunerado, ou voluntário, ou ir pra academia, alguma coisa, minha gente!!

Ainda temos a Luxúria, a Ira, a Soberba e a Vaidade.

Entendemos o que é Luxúria quando passa por nós aquele gatão lindo e maravilhoso (ou, para os meninos, a Juliana Paes) e nós o desejamos intensamente . Ou quando usufruímos dos prazeres da carne, do sexo, sem consequência. Se você faz sexo como um louco, sem ordem, desesperadamente, ou não consegue ficar muito tempo sem sexo, você é vítima da Luxúria. Tenha cuidado. Li uma frase ontem que se encaixa perfeitamente nesse pecado : "... ninguém abusa de alguém sem carrear prejuízos a si mesmo". Exagerar no sexo, na sexualidade é abusar de alguém ou de si mesmo e isso trará problemas pra você, pode apostar. Se você não acredita, um dia se lembrará de mim... quando menos esperar. (Ai! Fui tão dramática!)

A Ira é algo fácil de ser identificado. É a nossa famosa raiva ou o ódio. Eu uso a psicologia do inverso. Quando odiamos algo é porque no fundo gostaríamos de amar, mas não é possível. Se tal coisa realmente fosse insignificante, nem daríamos atenção. Mas quando odiamos, gastamos nosso tempo tendo pensamentos negativos. E, gente, vou ser sincera: com esses pensamentos negativos, quem vai ficar doente é você e não a pessoa que está sendo odiada. É melhor deixar esse ódio pra lá!! Relaxe, meu querido! A vida está aí pra ser bem vivida e com alegria!

"A vaidade consiste em uma estima exagerada de si mesmo, uma afirmação esnobe da própria identidade".
São aquelas pessoas que se amam exageradamente. A gente precisa se amar, mas se apaixonar por si mesmo é dose! São aquelas pessoas que tem a auto-estima do tamanho do Monte Everest. A gente deve ter a auto-estima no nível do mar, no nível verdadeiro; nem abaixo (e ser depressivo) e nem acima (ser super vaidoso). Não dá certo você achar que tem o rei na barriga!

"A soberba é a tendência de um indivíduo para um modo de vida caracterizado por grandes despesas supérfluas e pelo gosto da ostentação e do prazer."

É o famoso "eu tenho, você não tem". São aquelas pessoas que gostam de se amostrar pelo que possuem; se são ricas, gostam que todos notem quais são as suas riquezas; se são lindas, todos devem admirar sua beleza... Cuidado, esse sentimento vem acompanhado da inveja. Quando o soberbo não é o mais rico, ou o mais bonito, ou até o mais inteligente, ele começa a sentir inveja do outro e isso também é prejudicial.

Agora, quem não tem nenhum desses sentimentos? Eu tenho: a gula... eu não resisto à uma bela lasanha de queijo! HUM!!
Luxúria.... ai! Quando passa aquele moreno sarado.... ai! Meu Deus! Tenho medo até dos meus pensamentos!
Inveja... quando a outra está mais arrumada do que eu... ai! Jesus, eu também tenho soberba! Só que uma soberba ferida!
Preguiça.... ah! Quem não tem ?
Olha, a única coisa que eu não tenho é ira. Isso eu sei. Ufa! Pelo menos esse, ?
Espero que você também possa eliminar algum pecado do seu dia-a-dia. Eu sei que é difícil, mas com o tempo... com o tempo seremos melhores!
Bom domingo pra todos!!

Ah! Semana que vem eu volto pra sexta-feira!!!

Site utilizado para pesquisa:
Carla Luz

Nenhum comentário: