As ideias e opiniões expressas no blog são de total responsabilidade de seus autores.

sexta-feira, 25 de maio de 2007

Percebo, logo existo







O que você vê na figura acima?


Enquanto isso... Vamos falar sobre percepção?

“A percepção define-se como processo de organizar e interpretar dados sensoriais recebidos para desenvolver a consciência do ambiente que nos cerca e de nós mesmos.”
Linda L. Davidoff


“Através da nossa capacidade de perceber o mundo e a nós mesmos nós moldamos, ativamos, atualizamos ou deixamos de lado nossos modelos mentais ou parte deles. Quanto mais rica, fiel e flexível estiver nossa percepção, melhores as opções que teremos para avançarmos rumo ao que queremos e para reconhecermos quando já chegamos lá.”
(Fonte: http://www.possibilidades.com.br/percepcao/indice_percepcao.asp)


Sim, é exatamente isso... nossa impressão do mundo exterior. Isso me lembra um amigo que dizia que existem três versões de um fato: A minha, a sua e a verdade.

Mas o chato é perceber o quanto queremos defender com unhas e dentes nossa percepção, nossa maneira de entender... Não basta que os outros consigam nos compreender, é importante e vital que concordem conosco e que “comprem nosso peixe”. Fora dessa possibilidade, até grandes amizades podem estremecer...

Até quando seremos tão pequenos e mesquinhos, crendo que nossos pontos de vista possam ser mais que instrumentos para um aumento na visão do outro? Pensando assim que sejam retratos fiéis da Verdade Absoluta....

Não faz muito tempo, alguém me contou que toda a verdade do mundo estava contida numa linda e brilhante Pedra mármore. Tal verdade regia as relações, a política, a convivência, só que a vontade de possuir tal verdade para si era tão grande, tão grande... que um dos seres, ao tentar rouba-la pra si, a deixou cair e ela quebrou-se em milhões de pedacinhos. Sabendo disso, todos foram até lá, e apesar de boas almas tentarem restaura-la, o intento foi em vão, pois muita gente já havia levado pedacinhos pra si...

E eis então que chegamos aos dias atuais, cada um com um pedaço, que acredita ser o Todo... e voltamos nós a Torre de Babel... “O meu é mais certo, mais bonito e mais importante que o seu e ponto final. Aceite ou não, esta é a verdade...”

Pois é... Ainda relembrando aprendizados através da amizade, finalizo com uma bela frase. “O planeta não precisa de sua crença para continuar girando...” Graças a Deus!


Voltando a figura inicial, o que você enxerga?
Sim, é a sua verdade... e está correta, assim como todas as outras respostas... Tudo depende do Ponto de vista. ;)
Clarissa Bahia

*** Apenas uma explicação aos amigos e leitores, eu e Carla fizemos uma "troca de plantão". O próximo domingo é dela e depois tudo se normaliza.

3 comentários:

Carla Luz disse...

Adorei o texto!!!!
Realmente a minha verdade é sempre a certa! (hahahaha)
E quanto cada um tem a sua verdade... xi! é pior ainda!!!
Adorei o texto!

Ei! Eu ví um lobo e uma águia! Isso tem algum significado? quer dizer algo? Eu quero saber!!!!!!
Beijocas e vou ver se arrumo inspiração pra domingo!!!!!!!

Marcos Bahia disse...

Eu vi uma pessoa mordendo uma fatia de pizza... Será a fome influindo?
Bom, mas não estou aqui para lutar contra a imaginação de ninguém. Vou apenas aplaudir esses escritos tão bem feitos sobre uma idéia que gera bastante polêmica. Parabéns, amor.

Bruno F. disse...

Certamente interessante o tema. Como diria a física quântica, a realidade se apresenta desta ou daquela maneira porque você assim a observa.

Abraços!