As ideias e opiniões expressas no blog são de total responsabilidade de seus autores.

sábado, 26 de maio de 2007

Pirataria – De quem é a culpa?

Há tempos estamos vendo artistas, produtores e empresários do ramo musical chorando por estarem perdendo dinheiro com esse hábito que conhecemos por pirataria. Mas o que nós achamos disso? Devemos comprar produtos pirateados ou devemos agir como se não tivéssemos nada a ver com isso?

Pirata é um termo que segundo o dicionário Aurélio deriva do termo grego peiratés e que significa entre outros ladrão, gatuno, sedutor, namorador, audacioso e tratante.

Desse modo vemos que exceto em algumas das grandes produções holywoodianas, não existe nenhum glamour na pirataria. Pelo contrário, é uma grande falta de respeito por toda e qualquer tipo de regra e respeito pelo outro e por sua propriedade seja intelectual ou física.

Então por que insistimos em cooperar com essa “indústria”? Será que temos noção do que pode acarretar a compra de um simples CD pirata? Não estou sendo aqui porta-voz da indústria fonográfica ou qualquer outro grupo de empresários que se vêem prejudicados pela pirataria. Mas também não posso fingir que não vejo o quanto esse comércio está crescendo.

Há dias eu estava no centro da cidade do Rio de Janeiro, poucos dias antes do filme “Homem-aranha 3” estrear e já havia ambulantes vendendo o DVD com o filme. Isso nos leva a pensar em uma coisa: Se esses produtos caem nas mãos de vendedores ambulantes tão facilmente é por que alguém dentro das empresas deixa que uma ou várias cópias saiam.

Ainda tem outra coisa, o preço. O preço cobrado por um CD/DVD é um absurdo. Como alguém em sã consciência quer o povo que mal recebe R$ 400,00 tenha R$ 25,00 ou 30,00 nas mãos para comprar um CD original ou R$ 50,00 em um DVD? Não estou com isso querendo defender a venda pirata, mas pelo menos temos que aceitar que é praticamente inviável querer que os que ganham menos comprem CD’s e DVD’s originais.

Fala-se tanto em como é difícil produzir e vender de forma mais economicamente viável, mas se pararmos para pensar um pouco lembraremos de uma certa loja de departamentos, bem grande, diga-se de passagem, que quando quer coloca CD’s originais a venda por R$ 9,99. E muitos desses produtos são de artistas e qualidade indiscutíveis. E será que ela não está tendo lucro nessa operação? Como temos certeza que sim, fica claro que se todos quisessem o preço desses materiais seriam bem mais baixos.

Fica muito fácil vir a publico chorar miséria, dizendo que pessoas estão perdendo emprego e etc. e tal. Quando eles, as gravadoras/produtoras, jogam os preços lá nas alturas querendo, com isso, um lucro rápido e fácil. Sem pensar que com o avanço da tecnologia já é possível produzir CD’s e DVD’s com a mesma qualidade e com o preço bem mais em conta. Não compro e muito menos estimulo a compra de produtos pirateados, mas sei que quando os grandes grupos começarem a aliar a tecnologia à produção o preço irá cair e com o mesmo nível de qualidade atual. Para que isso ocorra basta somente que esses empresários queiram e isso acontecerá. E, conseqüentemente, o comércio de produtos piratas vai acabar ou pelo menos, na pior das hipóteses, diminuir drasticamente.

Tonni Nascimento

4 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Bem... dizer que a pirataria vai acabar por este ou aquele motivo, me parece utópico... Pois mto se fala da pirataria nos ramos cinematográficos e fonográficos, mas existem verdadeiras indústrias e máfias da pirataria em diversas ramificações.

É óbvio que o crescente aumento de mercado do "câmbio negro" se dá pelo total desrespeito com o consumidor em cobrar preços absurdos, mas... não tem gente que deixa de comer pra comprar? ...

Creio que a pirataria não vá acabar somente com a conscietização de A ou B, é algo geral... Infelizmente ainda vivemos num mundo em que quantidade pesa mais que qualidade... que fazer?

Bem... eu compro dvd´s baratos nas lojas Americanas (propaganda!!! rs), mesmo que eles já estejam pra lá de empoeirados nas locadoras... rs.

E outra coisa... a gente fala do pirata que vende o Homem Aranha 3 na Uruguaiana, fala do ladrão que cobra R$ 200,00 num DVD, mas que atire a primeira pedra quem não tem uma música ou clipe que seja, baixado de forma ilegal da web... ... ...

A responsabilidade é de cada um, única e intransferível. Só para variar...

Carla Luz disse...

Eu confesso!!
Eu já comprei um DVD (e uns Cds) pirata!! Eu confesso!! Sei que não é certo, eu sei! Eu vou parar! Eu juro!! Estou tentando!!
Se o preço do Cd e DVD baixar.... seria melhor não acha? Assim não precisaríamos comprar nenhum piratão! Agora, eu não tenho dinheiro suficiente pra comprar um DVD. Imagina, 50 reais?? É um absurso!
Mas nada justifica o meu erro! Eu vou ser presaaaa!! Ah!!!!! Eu quero parar!!!!

Beijos

Bruno F. disse...

O problema da pirataria é muito complexo. São realmente muitas as variáveis e campos, e, pessoas envolvidas. Eu também acredito que exista um grau de permissividade para que ela ocorra, e lembrando um grande herói da liga da justiça chamado Questão, "não existem conspirações, existe conspiração", acredito piamente que ela é de fato uma única. Mas nõa vou entrar nisso agora.

A minha questão é pior, assim como bem refletiu clarissa... O virtual veio para acabar de uma vez com a realidade do material audio-visual ou para revolucionar e alterar os meios pelos quais eles se propagam?

Abraços!